segunda-feira, 23 de março de 2015

Revelado o verdadeiro objetivo do Programa Mais Médicos


           Recentemente o Jornal da Band divulgou uma gravação na qual a coordenadora do programa pela Opas, a pernambucana Maria Alice Barbosa Fortunato e funcionários do ministério discutiam a respeito do programa Mais Médicos. A gravação comprova a existência de um plano entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para acobertar o verdadeiro objetivo do programa que é favorecer financeiramente a ditadura cubana.
      
         No áudio Maria Alice alerta: "Eu acho que não pode ter o nome 'governo de Cuba' porque senão vai mostrar que nós estamos driblando uma relação bilateral". (Ela sugere que o governo finja que o programa está aberto para médicos de outros países para tirar o foco de Cuba e em seguida sugere nomes) "Eu posso colocar atividades do Mercosul e da Unasul, que vai dar dois milhões. Dois milhões (de reais) em relação a um bilhão e seiscentos milhões (de reais), será que na coisa da justiça tem problema?" Diz a funcionária.
      
         A gravação deixa claro também que o governo brasileiro não intercedeu em favor dos médicos cubanos quanto ao confisco pelo governo de Cuba da maior parte do pagamento aos médicos. Em um trecho da gravação, Alberto Kleiman, assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Saúde, afirmou que o valor dos salários e a forma de pagamento já haviam sido definidos pelo assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia: “Sessenta (por cento) para o governo e 40 (por cento) para o médico. O Marco Aurélio (Garcia) botou isso na reunião, só para socializar” E Maria Alice discordou: "A relação é do governo deles, eles que decidem. Não é a gente que vai interferir nisso".
      
      Desde o colapso da União Soviética, no início dos anos 90, Cuba ficou sem um padrinho para financiar sua ditadura comunista. Até que Venezuela de Hugo Chávez e outros países latino-americanos governados por simpatizantes assumiram esse papel. O Brasil, com o PT no poder também passou a favorecer financeiramente a ditadura na ilha. E o Programa Mais Médicos foi o meio que eles arranjaram de enviar dinheiro para aquele país. A intermediação da Opas serviu para o governo brasileiro ocultar o verdadeiro objetivo do programa.

Nenhum comentário: